Lá do Blog do Torero

Sempre aos domingos: Malditos paulistas!

Texto de Marcio R. Castro

Tem um gaúcho aqui no trabalho. Gente finíssima, colorado doente. Claro, adoramos falar de futebol. Juntos com mais alguns marmanjos, fazemos bolões e apostas, tiramos um sarro, torcemos ainda mais para os nossos times (rezando para escapar dos deboches da segunda-feira).

Como já percebi diversas vezes em seus conterrâneos, inclusive na imprensa sulista, também nele existe aquele bairrismo típico dos gaúchos. Há um terrível complô contra eles. Eu faço parte do grupo dos vilões, os paulistas.

Com Inter e Corinthians na final da Copa do Brasil, leio aqui e ali notícias de que o Colorado está preocupado com possíveis favorecimentos ao Corinthians. Afinal, os paulistas são sempre beneficiados. Têm mais influência, são mais poderosos. Malditos paulistas!

Argumento que o Inter foi campeão das Américas em cima de um paulista, o São Paulo. Que era o atual campeão continental. Com três títulos no currículo, sempre presente, influente nas rodas da Conmebol. Começo a mudar de ideia, era óbvio que teria um esqueminha para ajudá-lo… Mas não é que o Inter venceu?

O gaúcho se irrita: “Bah, tchê, tu vai falar que não existe nada? E 2005, e o pênalti no Tinga??? Aposto que o Corinthians decide a Copa do Brasil no Pacaembu! Escreve, escreve!”. Pena que eu não apostei. No sorteio, o segundo jogo ficou para o Beira-Rio.

A coisa é tão séria que até o impossível acontece. Contra o inimigo “estrangeiro”, colorados e gremistas se unem. Quem já não ouviu por aí a certeza gremista de que foram roubados no último Brasileirão. E foram mesmo, uma vergonha! Tudo para ajudar um clube paulista, só não vê quem não quer. Excetuando-se, claro, o confronto direto com o São Paulo no Olímpico. Logo naquele jogo o Grêmio foi beneficiado por erros da arbitragem.

Não são só os gaúchos que têm certeza da roubalheira pró-paulista. O sentimento é bem difundido Brasil afora. Em Pernambuco, por exemplo, o Sport fez um grande escarcéu, exigindo árbitros internacionais nos jogos contra o Palmeiras na Libertadores. Lá vêm os paulistas, temos que nos precaver. Dessa vez, não!

Nem adianta relembrar aos rubro-negros de que na conquista da Copa do Brasil, o Sport atropelou o Palmeiras e, mais tarde, despachou também o Corinthians. Decidindo os dois confrontos em casa. Com lance de pênalti duvidoso no finzinho do segundo jogo final, a favor do Corinthians. Que não foi marcado.

Não acredito num mundo cor-de-rosa. É claro que podem acontecer sacanagens, manipulações e favorecimentos, como já ocorreram diversas vezes. Também sei que existem pressões em arbitragem, brigas de bastidores, influências políticas indevidas.

Agora, definir tudo o que acontece como armação está mais para transtorno obsessivo-compulsivo. Para muitos incautos, todo erro de arbitragem é a prova inconteste de alguma grande conspiração. Ninguém se lembra muito dos lances que favorecem o próprio time.

Bairrismo sem sentido, complexo de inferioridade, inveja dos vencedores, raiva da cobertura auto-centrada do eixo Rio-São Paulo. Esses são os principais sentimentos por trás de tudo isso. Muitas vezes, todos misturados, enraizados em nossa cultura futebolística.

E está latente em todo o lugar. Entre os paulistas também. O esporte preferido dos palmeirenses hoje não é futebol, é espalhar aos quatro ventos que o São Paulo é favorecido. Porque você acha que eles estão ganhando tanto?

Há alguns anos, eram os tricolores que ficavam choramingando pelos cantos. Também, com aquela máfia italiana. Era o esquema Parmalat! Não importa que os verdes montaram esquadrões atrás de esquadrões, tudo era roubo.

Além dos inimigos íntimos, os paulistas também se consideram perseguidos lá “fora”. Para nós, os cariocas são os vilões. Estão próximos da CBF, são malandros. A Globo é de lá, meu deus!

Só não entendo porque, então, o Fluminense perdeu a Copa do Brasil para o Paulista de Jundiaí. Ou porque o Flamengo apanhou do Santo André em pleno Maracanã. Mas peraí, os dois pequenos são times de São Paulo. Bem que o gaúcho avisou: malditos paulistas!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: